Assessoria
O consultor é um Perito (assim se distinguindo do assessor que é apenas um especialista) com uma formação teórica sólida, e experimentado, em vários domínios”
Consultoria, é um termo recente, que não encontrou acolhimento na grande Enciclopédia Luso-Brasileira, quando a mesma foi elaborada, mas percebe-se que a definição parte da raiz – consulta.
Consultar, segundo aquela obra, é : pedir conselho, ou parecer, procurar a opinião, pesquisar, indagar, procurar esclarecimento, observar, examinar, atentar em, e dar parecer.
O profissional que desempenha esta função é o consultor, ou consulente, e fá-lo no seu consultório, ou, nas instalações do seu cliente.
O modo como é prestado o serviço de consultoria, inicia-se, em regra, com um diagnóstico de situação, pondera prognósticos, e aponta soluções, sob a forma de recomendações.
As organizações recorrem a um consultor, quando carecem de conhecimentos técnicos e especializados, para resolver um problema, uma situação, um constrangimento, uma vez que o consultor tem a distância necessária sobre o âmago da questão, de forma a encará-lo de forma objectiva e independente.
Em regra, o consultor é um profissional com um historial de experiência que o habilita especialmente a encontrar as soluções mais adequadas a cada problema, pois do seu port folio de experiências, terá sempre uma solução já comprovada, já experienciada, com sucesso, poupando tempo e dinheiro ao seu cliente.
A intervenção do consultor, ao contrário do assessor, é mais esporádica, mais distante, em termos físicos, mas nem por isso menos trabalhosa, pois implica concepção e desenvolvimento de soluções que consomem imenso tempo ao consultor, sobretudo se estiverem em causa problemas inéditos.
A Aprovarelatorio, coloca ao serviço dos seus clientes um serviço de consultorias, em domínios como, Formação, Auditorias, Gestão, RGPD, RH, Qualidade, Código de Ética, Administração Autárquica, entre outros, alocando profissionais cuja especialização e credenciais, os habilita a fornecer ao cliente um serviço e soluções, sério, competente e rigoroso.
A Consultoria é realizada sob a forma de prestação de serviços, contratos mínimos semestrais, implica a realização de reuniões periódicas e sistemáticas nas instalações do cliente, ou nas instalações da Aprovarelatorio, e pode assumir diversas formas, a combinar com o cliente:
a) Utilizando meios á distância (redes socais, mail, correio, fax, telefone, etc), sem limite do número de consultas;
b) Presencialmente, nas instalações do cliente, com a periodicidade acordada.
A Consultoria envolve actividades “backoffice” nas instalações da Aprovarelatorio, e inclui, de forma autónoma as seguintes fases habituais:
Recolha de dados e materiais;
Classificação;
Sistematização;
Análise;
Concepção;
Elaboração;
Desenvolvimento;
Revisão;
Arte final
Apresentação das soluções, ao cliente.