Consultoria
“O consultor é um Perito (assim se distinguindo do assessor que é apenas um especialista) com uma formação teórica sólida, e experimentado, em vários domínios”
Consultoria, é um termo recente, que não encontrou acolhimento na grande Enciclopédia Luso-Brasileira, quando a mesma foi elaborada, mas percebe-se que a definição parte da raiz – consulta.
Consultar, segundo aquela obra, é : pedir conselho, ou parecer, procurar a opinião, pesquisar, indagar, procurar esclarecimento, observar, examinar, atentar em, dar parecer.
O profissional que desempenha esta função é o consultor, ou consulente, e fá-lo no seu consultório, ou, nas instalações do seu cliente.
O modo como é prestado o serviço de consultoria, inicia-se, em regra, com um diagnóstico de situação, pondera prognósticos, e aponta soluções, sob a forma de recomendações, ou quando, simplesmente é solicitado para uma consulta, caso a caso.
As organizações recorrem a um consultor, quando carecem de conhecimentos técnicos e especializados, para resolver um problema, uma situação, um constrangimento, uma vez que o consultor tem a distância necessária sobre o âmago da questão, de forma a encará-lo de forma objectiva e independente.
Em regra, o consultor é um profissional com um historial de experiência que o habilita especialmente a encontrar as soluções mais adequadas a cada problema, pois do seu port folio de experiências, terá sempre uma solução já comprovada, já experienciada, com sucesso, poupando tempo e dinheiro ao seu cliente.
A intervenção do consultor, ao contrário do assessor, é mais esporádica, mais distante, em termos físicos, mas nem por isso menos trabalhosa, pois implica concepção e desenvolvimento de soluções que consomem imenso tempo ao consultor, sobretudo se estiverem em causa problemas inéditos.
A Aprovarelatorio, coloca ao serviço dos seus clientes um serviço de consultorias, em domínios como, Formação, Auditorias, Gestão, RGPD, RH, Qualidade, Código de Ética, Comunicação, Marketing Político, Administração Autárquica, Secretariado, entre outros, alocando profissionais cuja especialização e credenciais, os habilita a fornecer ao cliente um serviço e soluções, sério, competente e rigoroso.
A Consultoria é realizada sob a forma de prestação de serviços, contratos mínimos semestrais, implica a realização de reuniões periódicas e sistemáticas nas instalações do cliente, ou nas instalações da Aprovarelatorio, e pode assumir diversas formas, a combinar com o cliente:
a) Utilizando meios á distância (redes socais, mail, corrreio, fax, telefone, etc), sem limite do número de consultas;
b) Presencialmente, nas instalações do cliente (reuniões com duração mínima de 1 hora e máxima de 3):
– Quinzenalmente; 2 vezes por mês.
– Mensalmente; 1 vez por mês.
– Bimestralmente; 2 vezes por ano.
– Trimestralmente; 4 vezes por ano.
A Consultoria envolve actividades “backoffice” nas instalações da Aprovarelatorio, e inclui, de forma autónoma:
a) Concepção;
b) Elaboração;
c) Desenvolvimento;
d) Revisão;
E de apresentação das soluções, em reuniões com o cliente, conforme supra se indica.